Lactose - A Malvada da vez!
Nunca se falou tanto em Lactose, como nos últimos tempos. A malvada da vez é um hidrato de carbono e tem feito milhares de pessoas buscarem uma reeducação alimentar, para evitá-la no dia a dia.
A Casa da Ovelha, foi uma das pioneiras em investimentos para que seu laticínio dispusesse de derivados de leite de ovelha no mercado nacional, sem ou com pouca lactose em seus produtos.
O sucesso desta novidade (na época), ajudou a consolidar a marca Casa da Ovelha em produtos de alto valor nutricional e funcionais.
********************************************
O tratamento indicado para essas patologias é basicamente retirar ou diminuir a ingestão e frequência de alimentos que contenham esse açúcar (lactose) da alimentação (manteiga, queijo, creme de leite, iogurte e etc). Uma preocupação importante é em complementar a alimentação com alimentos fonte de cálcio, principal fonte dos leites e derivados. Uma substituição inteligente são as bebidas à base de soja, peixes, frutas oleaginosas, vegetais escuros (couve, brócolis, espinafre), aipo, semente de gergelim
*********************************************
A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.
É o único hidrato de carbono do leite e é exclusiva desse alimento porque apenas é produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos: no leite humano representa cerca de 7,2% e no leite de vaca cerca de 4,7%. Seu sabor é levemente doce e as leveduras não a fermentam, mas podem ser adaptadas para fazê-lo. Lactobacilos a transformam numa função mista de ácido carboxílico e álcool, que formam o ácido lático
A lactose é um hidrato de carbono, na realidae um dissacarídeo, composto por dois monossacarideos: a glicose e a galactose. O leite é o primeiro e único alimento do recém nascido. A enzima lactase ( usada hoje pelos intolerantes) é responsávl por hidrolisar a lactose em glicose e na galactose. A segunda, pode ser facilmente absorvida pelas mucosas do intestino.
A lactose, não sendo hidrolisada, não é absorvida no intestino delgado, passando assim diretamente para o cólon.
Assim sendo, é convertida em ácidos graxos de cadeia curta, gás carbônico e hidrogênio. A fermentação da lactose mal absorvida, pode causar mau hálito, podendo até ocasionar dores abdominais, podendo resultar em fezes amolecidas e até mesmo a diarréia.
Sintomas típicos dos intolerantes a lactose:
*dor abdominal
*inchaço do abdômen
*flatulência
*diarréia
*vômitos (mais comum nos jovens)
*cólicas
A maioria dos intolerantes podem a ingerir em até 12g por dia. Cerca de 1 copo de leite. O problema está relacionado aos altos consumos de derivados do leite.
O consumo de derivados lácteos fermentados e maturados, podem amenizar os efeitos de sua fermentação.
As "lactases" exógenas estão disponíveis comercialmente na forma líquida, capsulas s tabletes. Mas seu resultado é variável em cada paciente.
No caso de consumo de leite sem lactose, atentar para que o mesmo não tenha redução de suas propriedades nutricionais.
Nos iogurtes é mais fácil, manter o sabor original e os nutrientes. Assim sendo, há uma quebra de lactose.
Assim sendo, as indústrias especializadas estão fazendo o processo que o organismo deveria executar.
Produtos sem lactose da Casa da Ovelha:
*Iogurtes firmes e batidos
*Queijos tipo pecorino toscano
*Queijo tipo feta
*Queijo tipo Samsoe
*Queijo Tipo Labneh (árabe)
Produtos com redução de lactose ( em valores pequenos)
*Doce de leite 6%
*Ambrosia 1,5%
*******************************************************
Fonte de pesquisa: Revista Nutrir + Materia de Denise Madi Carreiro
Wickpedia