quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

LACTOSE - A MALVADA DA VEZ!

 
Lactose - A Malvada da vez!
 
 
Nunca se falou tanto em Lactose, como nos últimos tempos. A malvada da vez é um hidrato de carbono e tem feito milhares de pessoas buscarem uma reeducação alimentar, para evitá-la no dia a dia.
A Casa da Ovelha, foi uma das pioneiras em investimentos para que seu laticínio dispusesse de derivados de leite de ovelha no mercado nacional, sem ou com pouca lactose em seus produtos.
O sucesso desta novidade (na época), ajudou a consolidar a marca Casa da Ovelha em produtos de alto valor nutricional e funcionais.
 
********************************************
O tratamento indicado para essas patologias é basicamente retirar ou diminuir a ingestão e frequência de alimentos que contenham esse açúcar (lactose) da alimentação (manteiga, queijo, creme de leite, iogurte e etc). Uma preocupação importante é em complementar a alimentação com alimentos fonte de cálcio, principal fonte dos leites e derivados. Uma substituição inteligente são as bebidas à base de soja, peixes, frutas oleaginosas, vegetais escuros (couve, brócolis, espinafre), aipo, semente de gergelim
*********************************************
 
 
A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.
É o único hidrato de carbono do leite e é exclusiva desse alimento porque apenas é produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos: no leite humano representa cerca de 7,2% e no leite de vaca cerca de 4,7%. Seu sabor é levemente doce e as leveduras não a fermentam, mas podem ser adaptadas para fazê-lo. Lactobacilos a transformam numa função mista de ácido carboxílico e álcool, que formam o ácido lático
 
A lactose é um hidrato de carbono, na realidae um dissacarídeo, composto por dois  monossacarideos: a glicose e a galactose.  O leite é o primeiro  e único alimento do recém nascido. A enzima lactase ( usada hoje pelos intolerantes) é responsávl por hidrolisar a lactose em glicose  e na galactose. A segunda, pode ser facilmente absorvida pelas mucosas do intestino.
A lactose, não sendo hidrolisada, não é absorvida no intestino delgado, passando assim diretamente para o cólon.
Assim sendo, é convertida em ácidos graxos de cadeia curta, gás carbônico e hidrogênio. A fermentação da lactose mal absorvida, pode causar mau hálito, podendo até ocasionar dores abdominais, podendo resultar em fezes amolecidas e até mesmo a diarréia.
 
Sintomas típicos dos intolerantes a lactose:
*dor abdominal
*inchaço do abdômen
*flatulência
*diarréia
*vômitos (mais comum nos jovens)
*cólicas
 
A maioria dos intolerantes podem a ingerir  em até 12g por dia. Cerca de 1 copo de leite. O problema está relacionado aos altos consumos de derivados do leite.
O consumo de derivados lácteos fermentados  e maturados, podem amenizar os efeitos de sua fermentação.
As "lactases" exógenas estão disponíveis comercialmente na forma líquida, capsulas s tabletes. Mas seu resultado é variável em cada paciente.
No caso de consumo de leite sem lactose, atentar para que o mesmo não tenha redução de suas propriedades nutricionais.
 Nos iogurtes é mais fácil, manter o sabor original e os nutrientes. Assim sendo, há uma quebra de lactose.
Assim sendo, as indústrias especializadas estão fazendo o processo que o organismo deveria executar.
 
Produtos sem lactose da Casa da Ovelha:
*Iogurtes firmes e batidos
*Queijos tipo pecorino toscano
*Queijo tipo feta
*Queijo tipo Samsoe
*Queijo Tipo Labneh (árabe)
 
Produtos com redução de lactose ( em valores pequenos)
*Doce de leite  6%
*Ambrosia  1,5%
 
 
*******************************************************
 
 
Fonte de pesquisa: Revista Nutrir + Materia de Denise Madi Carreiro
Wickpedia
 


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Caminhos de Pedra - Muita história para contar!

Caminhos de Pedra - Muito mais.... basta estar preparado para a experiência!
******************************************************************
 
 
 
É nos Caminhos de Pedra que o visitante da Rota Uva e Vinho, pode conhecer muito mais do que uma rota pré definida de estabelecimentos comerciais e culturais.
Lá, neste lugar, pode-se ouvir o "sotaque" típico dos moradores do interior de Bento Gonçalves.
Muito, já foi alterado do Projeto incial. A Casa Merlo, já não tem mais sua Nona na janela (agora é atual Casa Righesso). Lá a Nona Merlo, recebia a todos com todas as virtudes de uma senhora que viu muito do desenvolvimento daquele lugar.
A Ferraria Ferri, já não é mais visitada... mas encontra-se lá, na beira do rio. Beirando o imaginário de quem a conheceu no passado  e no passado recente dos Caminhos de Pedra. Não está lá a "Nila", pseudônimo de Deonila Ferri. Uma mulher de destaque e lutadora. Cuja simpatia não está mais entre a roda d'água e fogo. Está mais adiante, logo ali na Terra do Kiwi.
A Casa das Massas, que já teve a família Schemmes no comando, atravessou a rua e ganhou outra forma e sentido nas mãos da Família Cavalet. Hoje a Casa das Massas é o Espaço Gastronômico Casa Vanni.
 
Famílias como Strapazzon, Salvatti e Predebon estão ainda no seu contexto original.
E o que dizer dos Strapazzon? Cheios de picardia e com seu característico dom de encantar e servir seu suco, vinho ou licor de "amaretto". O Filme O Quatrilho, já nem é lembrado pela nova geração. O filme que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro é responsável por levar na forografia da tela grande, nossa imagem para o mundo todo.
Tudo já foi, e nada mais será! Já diria o poeta.
Mas o Caminhos de Pedra está lá.. passou a ser o nome quase que oficial do Distrito de São Pedro. Cujo nome do Padroeiro do Rio Grande do Sul, as vezes se torna esquecido entre a atual história desta região.
O Caminhos de Pedra é assim meio, que mutante de sua história original e continua tão fascinante como nos primeiros  dias de sua criação. É história, é imagem retratada em autênticas fotografias nos porões destes casarões que contam a singela história de nossa gente.
Gente essa, que continua a colher feno para o gado, que poda parreira, que tira leite, que fala dialeto... gente que acorda com a certeza de uma qualidade de vida que nunca será estatística ( porque essa qualidade de vida está dentro da gente). É parte de nós, parte de nosso ser "brejeiro", parte de nossa vida submissa à história imigratória mal organizada. Somos a herança da história... somos a mudança dos fatos...somos o presente do "novo amanhã".
Nos Caminhos de Pedra, a vida se descortina no trabalho... Como na Casa da ErvaMate, das Cucas, Das Pequenas Frutas, das Pedras Preciosas, da Tecelagem...
Neste Caminho de via asfáltica (as pedras se foram), Casas e famílias se reunem em torno de uma indústria relativamente nova em nossa região - a Indústria do Turismo.
Trazendo pessoas de todos os lugares... para ver este ser que aqui habita... entre os vales da antiga Colônia Dona Isabel.
Para ver as ovelhas na Casa da Ovelha. E perceber que esse animal sempre esteve presente do homem, junto, desde os primórdios da humanidade cristã. Parece novidade!
 Mas nos Caminhos de Pedra é assim!
 
Ovelhas, uvas, frutas, pães, cucas, gente, carroças e fé ( tudo na salada mista da vida)...
O tursimo trouxe as virtudes da boa gente e colocou num roteiro só.
Senão for um passeio indescritível, no mínimo será poético... poesia interna.
A poesia da experiência.
 Paisagens tão nossas. Diferença que está nos olhos que a contemplam.
****************************************************
Aqui, nos Caminhos de Pedra, nascem as palavras de elogio àqueles que nos antecederam e àqueles que visionaram o poder criativo dessa gente e transformaram tudo isso em um case de sucesso. Um Roteiro de Sucesso.
Visite e revisite sempre! Sempre teremos muita hitória para contar!
*****************************************************
Todos os dias do ano.
Conheça:
*Doces Predebon
*Rest. Gran Mangiar
*Rest. Nona Ludia
*Casa do Tomate
*Foto à moda antiga - Persona Fotos
*Pousada Cantelli
*Casa da Ovelha
*Moinho Bertarello
*Casa do artesanato e massas
*Casa Vanni
*Casa da tecelagem e pedras preciosas
*Casa Fracalossi
*Cantina Strapazzon
*Vinícola Salvatti
*Casa das Cucas Vitiaceri
*Casa da Erva Mate
*Casa da Confecção
*Casa das Pequenas Frutas
E todas as casas que não tenham seu narrador, mas que tenham a alma de encantar!
*************************************************
MUITA HISTÓRIA PRÁ CONTAR!!!
 
Fotos: Google Images


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O que é um Parque da Ovelha?

 
O QUE É UM PARQUE DA OVELHA?
 
Em um lugar mágico, no coração dos Caminhos de Pedra, existe o Laticínio Casa da Ovelha.
Ao seu redor, todos respiram turismo. Uma equipe preparada, recebe turistas de todos os lugares em uma simpática loja de souvenirs e derivados do leite de ovelha. Após adquirir o seu ingresso ( válido para 1 dia inteiro de atrações, caso seja a intenção), o visitante pode conhecer um pouco sobre a história do lugar e provar deliciosos produtos derivados do leite de ovelha com alto valor nutricional e sem glúten e sem lactose.
Aí que me refiro ao Parque.... a partir de então todos são convidados a vivenciar de perto as rotinas diárias de uma fazenda de ovinos. Pode-se participar de pertinho da tosquia manual da lã da ovelha. Quem sabe pegar no colo "fofíssimos cordeiros" com alguns dias de vida. Mais do que pegar no colo, o visitante pode amamentar os dóceis bichinhos.
A corrida das ovelhas, e a ordenha também fazem sucesso entre crianças e adultos. Mas o momento que gera mais comentários sem dúvida é o pastoreio de ovelhas com cães da raça Border Collie.
Isso tudo e a bela paisagem do lugar, transforma um singelo momento no interior na Capital do Vinho em uma visita ao Parque da Ovelha.
E para provar a vocação empreendedora, sempre há uma novidade para contar, ver, sentir ou provar. O parque que já tem cerca de 2 anos de sua criação oficial, vive seu melhor momento... a jovialidade criativa.


 
 
*********************************************************
RECONHECIMENTO NACIONAL
********************************************************
A História, iniciada como local para  produção leiteira ( de ovinos), abriu caminho a um "case" de sucesso, conhecido em todo o Brasil. Para quem pensa que a Região da Uva e do Vinho, não oferece nada de interesse para crianças, vai encontrar junto as ovelhas, esta oportunidade.
As visitas que acontecem diariamente, já recebem cerca de 3.000 pessoas por mês e ainda somam a atração com maior diversidade atrativa, de produtos e formação de opinião do Roteiro Caminhos de Pedra.
Revistas, jornais, imprensa em geral e adeptos da boa saúde, fazem disso tudo um reconhecimento nacional. Os produtos, há muito tempo atravessaram as fronteiras do Rio Grande do Sul e conquistaram os paladares mais apurados em todo o Brasil.
Restaurantes e culinaristas aprovaram as delícias. Crianças e adultos, aprovaram as atrações. A Rota Uva e Vinho agradeceu o ato empreendedor.
E pelas mãos de seu Diretor Tárcio Michelon, as novidades não param por aí. Ele, campeão gaúcho de Pastoreio com Cães Border Collie, leva o nome da região pelos campeonatos onde participa nacional e internacionalmente. O reconhecimento nacinal a favor do desenvolvimento do turismo local.
O destino indutor de Bento Gonçalves  já é destaque por tudo o que possui e ainda mais pelos momentos felizes junto as ovelhas.
Informações: 54-3455-6320
 
*************************************************
 


Foto: Intrip