quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Caminhos de Pedra - Muita história para contar!

Caminhos de Pedra - Muito mais.... basta estar preparado para a experiência!
******************************************************************
 
 
 
É nos Caminhos de Pedra que o visitante da Rota Uva e Vinho, pode conhecer muito mais do que uma rota pré definida de estabelecimentos comerciais e culturais.
Lá, neste lugar, pode-se ouvir o "sotaque" típico dos moradores do interior de Bento Gonçalves.
Muito, já foi alterado do Projeto incial. A Casa Merlo, já não tem mais sua Nona na janela (agora é atual Casa Righesso). Lá a Nona Merlo, recebia a todos com todas as virtudes de uma senhora que viu muito do desenvolvimento daquele lugar.
A Ferraria Ferri, já não é mais visitada... mas encontra-se lá, na beira do rio. Beirando o imaginário de quem a conheceu no passado  e no passado recente dos Caminhos de Pedra. Não está lá a "Nila", pseudônimo de Deonila Ferri. Uma mulher de destaque e lutadora. Cuja simpatia não está mais entre a roda d'água e fogo. Está mais adiante, logo ali na Terra do Kiwi.
A Casa das Massas, que já teve a família Schemmes no comando, atravessou a rua e ganhou outra forma e sentido nas mãos da Família Cavalet. Hoje a Casa das Massas é o Espaço Gastronômico Casa Vanni.
 
Famílias como Strapazzon, Salvatti e Predebon estão ainda no seu contexto original.
E o que dizer dos Strapazzon? Cheios de picardia e com seu característico dom de encantar e servir seu suco, vinho ou licor de "amaretto". O Filme O Quatrilho, já nem é lembrado pela nova geração. O filme que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro é responsável por levar na forografia da tela grande, nossa imagem para o mundo todo.
Tudo já foi, e nada mais será! Já diria o poeta.
Mas o Caminhos de Pedra está lá.. passou a ser o nome quase que oficial do Distrito de São Pedro. Cujo nome do Padroeiro do Rio Grande do Sul, as vezes se torna esquecido entre a atual história desta região.
O Caminhos de Pedra é assim meio, que mutante de sua história original e continua tão fascinante como nos primeiros  dias de sua criação. É história, é imagem retratada em autênticas fotografias nos porões destes casarões que contam a singela história de nossa gente.
Gente essa, que continua a colher feno para o gado, que poda parreira, que tira leite, que fala dialeto... gente que acorda com a certeza de uma qualidade de vida que nunca será estatística ( porque essa qualidade de vida está dentro da gente). É parte de nós, parte de nosso ser "brejeiro", parte de nossa vida submissa à história imigratória mal organizada. Somos a herança da história... somos a mudança dos fatos...somos o presente do "novo amanhã".
Nos Caminhos de Pedra, a vida se descortina no trabalho... Como na Casa da ErvaMate, das Cucas, Das Pequenas Frutas, das Pedras Preciosas, da Tecelagem...
Neste Caminho de via asfáltica (as pedras se foram), Casas e famílias se reunem em torno de uma indústria relativamente nova em nossa região - a Indústria do Turismo.
Trazendo pessoas de todos os lugares... para ver este ser que aqui habita... entre os vales da antiga Colônia Dona Isabel.
Para ver as ovelhas na Casa da Ovelha. E perceber que esse animal sempre esteve presente do homem, junto, desde os primórdios da humanidade cristã. Parece novidade!
 Mas nos Caminhos de Pedra é assim!
 
Ovelhas, uvas, frutas, pães, cucas, gente, carroças e fé ( tudo na salada mista da vida)...
O tursimo trouxe as virtudes da boa gente e colocou num roteiro só.
Senão for um passeio indescritível, no mínimo será poético... poesia interna.
A poesia da experiência.
 Paisagens tão nossas. Diferença que está nos olhos que a contemplam.
****************************************************
Aqui, nos Caminhos de Pedra, nascem as palavras de elogio àqueles que nos antecederam e àqueles que visionaram o poder criativo dessa gente e transformaram tudo isso em um case de sucesso. Um Roteiro de Sucesso.
Visite e revisite sempre! Sempre teremos muita hitória para contar!
*****************************************************
Todos os dias do ano.
Conheça:
*Doces Predebon
*Rest. Gran Mangiar
*Rest. Nona Ludia
*Casa do Tomate
*Foto à moda antiga - Persona Fotos
*Pousada Cantelli
*Casa da Ovelha
*Moinho Bertarello
*Casa do artesanato e massas
*Casa Vanni
*Casa da tecelagem e pedras preciosas
*Casa Fracalossi
*Cantina Strapazzon
*Vinícola Salvatti
*Casa das Cucas Vitiaceri
*Casa da Erva Mate
*Casa da Confecção
*Casa das Pequenas Frutas
E todas as casas que não tenham seu narrador, mas que tenham a alma de encantar!
*************************************************
MUITA HISTÓRIA PRÁ CONTAR!!!
 
Fotos: Google Images


Nenhum comentário:

Postar um comentário