quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

RECEITA - NHOQUE DE MOLHO BRANCO, PECORINO E FIGO SECO


Nhoque ao molho branco, pecorino e figo seco

 By Petit Chef - Marcel Gussoni

****Veja inúmeras possibilidades do uso do queijo pecorino. As receitas aqui postadas, são encontradas nos sites abaixo e os direitos de seus criadores - Nossa intenção é somente repassar o uso deste tão afamado queijo, para a gastronomia.

Resultado de imagem para Nhoque ao molho branco, pecorino e figo seco

Ingredientes:
- 500 g de nhoque
- 1 caixinha de creme de leite
- 250 ml de leite
- 1 taça de vinho branco
- cebola e alho para refogar
- sal e pimenta a gosto
- azeite a gosto
- 200 g de figo seco
- queijo Pecorino
Preparação:
Refogue a cebola, o alho e o azeite. Acrescente o vinho, o leite e o creme de leite. Deixe engrossar um pouco e bata com um mixer ou no liquidificador para ficar bem homogêneo.
Cozinhe o nhoque em água fervente, escorra e misture com o molho em fogo baixo rapidamente.
Sirva imediatamente, rale o queijo sobre o nhoque e finalize com um fio de azeite e folhas de manjericão pra decorar.

Fonte: Petitchef.com / Marcel Gussoni
Foto: www.petitchef.com

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CAMINHOS DE PEDRA - DAS PEDRAS, AO PROGRESSO TURÍSTICO



VENHA CONHECER OS CAMINHOS DE PEDRA ROTEIRO TURÍSTICO, E ENTENDA PORQUE SOMOS TÃO FELIZES.
EM NOSSO ROTEIRO, SEMPRE HÁ MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR

Idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon e pelo Arq. Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.
O Roteiro passou a ser concebido quando da realização de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, ocorrido no ano de 1987. Constatou-se então que a Linha Palmeiro e parte da Linha Pedro Salgado, área abrangida basicamente pelo Distrito de São Pedro, composto por 7 comunidades, (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho) possuía o maior acervo de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, conseqüentemente, um grande potencial turístico, apesar da decadência e abandono por que vinha passando desde a década de 1970 com a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.
Esse precioso acervo material, parcialmente abandonado e esquecido, exigia uma ação rápida para não ter a mesma sorte de tantas e tantas casas de pedra, madeira e alvenaria que acabaram ruindo ou sendo demolidas. Com recursos do Hotel Dall’Onder as primeiras 4 casas foram restauradas e passaram a receber visitação e outras tiveram obras emergenciais. O primeiro grupo de turistas proveniente de São Paulo, através da Operadora CVC foi recebido na Casa Merlo, Casa Bertarello, Ferraria Ferri e Cantina Strapazzon em 30 de maio de 1992.

************************************************
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
***********************************************

 Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com mais de uma centena de associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 60.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui 15 pontos de Visitação (assinalados em vermelho no mapa) e 56 pontos de Observação Externa (assinalados no mapa com letra verde). De acordo com a Lei Estadual 13.177/09, que nos declarou patrimônio histórico do RS, considera-se como área de abrangência dos Caminhos de Pedra a Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite do município de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.


 
A preocupação com o resgate da cultura como um todo, que rende ao roteiro Caminhos de Pedra o qualificativo de "museu vivo", fez com que o projeto desencadeasse nas comunidades que o compõem um grande movimento cultural. A partir de maio de 2011 o Caminhos de Pedra passou a fazer parte do programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. O Ponto de Cultura: "No coração das pedras, um novo jeito de caminhar" visa integrar as 7 comunidades que compõem o roteiro através da continuidade e aprimoramento das atividades desenvolvidas pelos grupos artísticos culturais.


DICA:
 Ao chegar no Roteiro Caminhos de Pedra encontrará o Centro de Atendimento ao Turista localizado juntamente ao Posto da Megapetro no Barracão. O Roteiro funciona 365 dias por ano das 9 às 17h30m (podendo ocorrer, eventualmente, que algum estabelecimento esteja no seu turno de folga).



Fotos: Renato Baldan/ Nestor Foresti/ Uol Notícias / Assosc. Caminhos de Pedra
Texto: Assoc. Caminhos de Pedra
www.caminhosdepedra.org.br

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

CASA DA OVELHA - CASE DE SUCESSO EM EVENTOS

Casa e Parque da Ovelha tornam-se "Case" de sucesso também em eventos regionais, nacionais e internacionais.
Com  todo o suporte de uma fazenda e de um laticínio, a Casa da Ovelha, consolida-se como Parque Temático e por sua vez leva seus produtos e serviços para eventos dos mais diversos setores.
Os eventos podem ser coquetéis ou feiras internacionais, como é o caso da FIMMA Brasil, onde a Casa da Ovelha, já marca presença e está confirmada como atrativo regional.
A marca Casa da Ovelha, já foi destaque em feiras como: FIMMA Brasil, Casa Brasil, Movelsul, Congressos Médicos, ExpoBento, Vinotech, Avaliação Nacional de Vinhos e FENIN.
A participação da empresa consiste em agregar os produtos, já consolidados em todo o Brasil, a hospitalidade regional e comercialização dos produtos da cadeia produtiva, desta empresa, que ajuda a divulgar todo o roteiro Caminhos de Pedra ( onde está inserida), bem como todo o "trade" turístico da Rota Uva e Vinho.

***Foto do Lançamento do Roteiros da Sara ( Blog) - Evento realizado no Espaço Wine Box em Porto Alegre, com cobertura da Rádio Gaúcha. O evento recebeu os produtos Casa da Ovelha em um espaço enogastronômico, que contou com a  presença do apresentador Irineu Guarnier entre outras pessoas ligadas ao setor vinícola e da gastronomia gaúcha. #roteirosdasara

***Foto do Evento Casamento e Cia na loja Todeschini Canoas - Noite de glamour organizado pela Casa Coquetel  Eventos. A marca Casa da Ovelha, foi destaque em um dos ambientes da loja e divulgou as atrações de seu Parque de Vivências.

***Foto do Espaço Casa da Ovelha no evento Doce Setembro - Noivas e Decoração.
Aliar a qualidade de nossos produtos, ao bom gosto e charme de cada evento.


***Panchos servidos no Meca Festival. Food truck com o Chef Marcelo Schambeck 
Nosso queijo Pecorino Toscano, alimentando a galera no litoral gaúcho....
Sucesso total: foram mais de 800 panchos servidos.

 ***A parceria com Agências e Operadoras de Turismo, garante o sucesso e a presença da marca em eventos como O Festival de Turismo de Gramado.

***Pela quarta vez, a Casa da Ovelha, participa do Gastronomade Brasil. A empresa empresta ao evento internacional a qualidade de seus derivados de leite de ovelha em contraste com a beleza da Serra Gaúcha.


*****************************************************************

LEVE A MARCA CASA DA OVELHA PARA SEUS EVENTOS. ORGANIZAMOS COQUETÉIS COM O NOSSO CHARME. 
SOLICITE AGENDA NO rpcasadaovelha@gmail.com
***SEM CUSTO E DE ACORDO COM DISPONIBILIDADE E INTERESSE DO EVENTO.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

IOGURTE - CONHEÇA UM POUCO MAIS






Iogurte ("denso" ou "tornar denso") é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana . É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante. 
 
 
 
O iogurte é um alimento que tem origem nos Balcãs e, tal como outros produtos derivados do leite fermentado, como o leben árabe, o koumis russo, o jugurt turco ou o kefir caucasiano, remontam há milhares de anos.
No entanto, a sua comercialização teve início a partir da constatação feita pelo médico russo Ilya Ilyich Mechnikov, premiado com o Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1908.
O iogurte além de poder aumentar a longevidade, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado.
 
 
 
 
 
 *********************************************
Quanto ao processo de fabricação
  • Iogurte tradicional - onde a fermentação ocorre dentro das embalagens;
  • Iogurte batido - a fermentação ocorre em dornas e posteriormente o iogurte é embalado;
Quanto aos ingredientes
  • Iogurte natural - feito apenas de leite e microorganismos fermentadores.
  • Iogurte com frutas - com polpas e pedaços de frutas.
  • Iogurte com aromas - presença de aromatizantes.
Quanto ao teor de gordura
  • Iogurte Integral - não há nenhuma alteração na quantidade de gordura original do leite
  • Iogurte Semi-desnatado - mais raro, há uma retirada significativa na quantidade de nata
  • Iogurte Desnatado - não há nata
***************************************************

 No Brasil, o tipo de iogurte mais consumido é o do tipo batido com polpa de morango. Apesar do aumento constante de seu consumo, ainda esta relação é discreta em relações a outros países mais desenvolvidos. Geralmente, são consumidos pelas suas características de sabor e não pelo potencial efeito benéfico nutricional ou terapêutico.


****************************************************
Fotos: Google e arquivo pessoal/ papinhagourmet.com
Fonte: Wickpédia