terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CAMINHOS DE PEDRA - DAS PEDRAS, AO PROGRESSO TURÍSTICO



VENHA CONHECER OS CAMINHOS DE PEDRA ROTEIRO TURÍSTICO, E ENTENDA PORQUE SOMOS TÃO FELIZES.
EM NOSSO ROTEIRO, SEMPRE HÁ MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR

Idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon e pelo Arq. Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.
O Roteiro passou a ser concebido quando da realização de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, ocorrido no ano de 1987. Constatou-se então que a Linha Palmeiro e parte da Linha Pedro Salgado, área abrangida basicamente pelo Distrito de São Pedro, composto por 7 comunidades, (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho) possuía o maior acervo de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, conseqüentemente, um grande potencial turístico, apesar da decadência e abandono por que vinha passando desde a década de 1970 com a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.
Esse precioso acervo material, parcialmente abandonado e esquecido, exigia uma ação rápida para não ter a mesma sorte de tantas e tantas casas de pedra, madeira e alvenaria que acabaram ruindo ou sendo demolidas. Com recursos do Hotel Dall’Onder as primeiras 4 casas foram restauradas e passaram a receber visitação e outras tiveram obras emergenciais. O primeiro grupo de turistas proveniente de São Paulo, através da Operadora CVC foi recebido na Casa Merlo, Casa Bertarello, Ferraria Ferri e Cantina Strapazzon em 30 de maio de 1992.

************************************************
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
***********************************************

 Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com mais de uma centena de associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 60.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui 15 pontos de Visitação (assinalados em vermelho no mapa) e 56 pontos de Observação Externa (assinalados no mapa com letra verde). De acordo com a Lei Estadual 13.177/09, que nos declarou patrimônio histórico do RS, considera-se como área de abrangência dos Caminhos de Pedra a Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite do município de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.


 
A preocupação com o resgate da cultura como um todo, que rende ao roteiro Caminhos de Pedra o qualificativo de "museu vivo", fez com que o projeto desencadeasse nas comunidades que o compõem um grande movimento cultural. A partir de maio de 2011 o Caminhos de Pedra passou a fazer parte do programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. O Ponto de Cultura: "No coração das pedras, um novo jeito de caminhar" visa integrar as 7 comunidades que compõem o roteiro através da continuidade e aprimoramento das atividades desenvolvidas pelos grupos artísticos culturais.


DICA:
 Ao chegar no Roteiro Caminhos de Pedra encontrará o Centro de Atendimento ao Turista localizado juntamente ao Posto da Megapetro no Barracão. O Roteiro funciona 365 dias por ano das 9 às 17h30m (podendo ocorrer, eventualmente, que algum estabelecimento esteja no seu turno de folga).



Fotos: Renato Baldan/ Nestor Foresti/ Uol Notícias / Assosc. Caminhos de Pedra
Texto: Assoc. Caminhos de Pedra
www.caminhosdepedra.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário