A deliciosa arte de harmonizar queijos com vinhos de identidade.
Sim, vinhos de identidade! Aliando a perfeita harmonia do terroir ( unindo o homem, o clima e a terra). Por essas terras, encontramos muitas famílias trabalhando intensamente para poder dar seu jeito, seu temperamento, sua vitalidade à esta bebida tão apreciada. O vinho requer mais que bons equipamentos para ser feito e necessita de muito amor e muita identidade.
E foi assim... em um momento de reconhecimento dos Caminhos de Pedra, que conseguimos encontrar um vinho cheio de vivacidade e de calor humano.
Harmonizar com nossos queijos, foi a parte seguinte. E foi um delicioso prazer!
Recebidos no alto de uma colina por Victor Fontanari, descobrimos uma acolhedora vinícola que se perde no meio de sua identidade e ganha atenção pelos aromas de seu honesto Merlot, Trebbiano Toscano, Espumante, Conhaque e até um misterioso Pisco.
*********************************************************
Pisco é o nome de duas variedades diferentes de aguardente de uva, produzidas no Peru e no Chile . É baseado fundamentalmente na destilação do mosto
proveniente de uvas. Trata-se de um termo pre-hispânico (quechua) cuja
origem remonta-se à "Villa de Pisco" atualmente localizada no litoral do
Peru, nome quechua que significa "ave" ou "pássaro", foi fundada en
1640, nas imediações do assentamento indígena do mesmo nome.
Existe uma diferença histórica entre o Peru e o Chile sobre a
exclusividade de usar o nome. Enquanto o Peru defende que é uma
denominação de origem (similar a Champagne, por exemplo) qual somente pode usar o termo "pisco" aquele produzido no Peru, o Chile discute que é um nome genérico (como vinho ou uísque).
*********************************************************
Mas todo o mistério foi revelado em pequenos goles que nos deixaram diante de um "vinhateiro", cuja experiência está ainda em toda a longevidade a ser adquirida. Um vinhateiro jovem de alma velha. E que encanta com a firmeza com que conta sua história mesclada com de seus antepassados.
E no final o que resta é a certeza de ter feito uma boa escolha, mesmo que sem querer, no alto da colina, tenhamos encontrado um novo vinho em uma terra sábia, cujas mãos trabalhadoras abriram as entranhas da terra fecundadora.
Fica a Dica:
Merlot Casa Fontanari com queijo Pecorino Toscano 180 dias ou 270 dias de maturação.
Ainda podes acompanhar uma mostarda escura de qualidade e reduzir com mel, regando os queijos e criando um perfeito e delicado momento enogastronômico.
*******************************************************************
Casa Fontanari - Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves RS
Casa da Ovelha e Parque da Ovelha - Caminhos de Pedra RS
***************************************************************
Ouvir sonhos plasmados em realidade e história, é algo que encanta. Não somente buscando a qualidade, mas a experiência de dar vida (características) a tão importante e milenar bebida.
Um dos recantos da vinícola - local para apreciar um honesto vinho e vivenciar momentos de
puro prazer e conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário