sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

LACAUNE - CONHEÇA ESSA RAÇA DE OVELHAS.



Lacaune é uma raça de ovelha originária de Lacaune, França. É a raça mais numerosa na França. 

 ORIGEM - Raça francesa, deve seu nome aos montes Lacaune, no Tarn. Tem como origem os diversos grupos ovinos que existiam nos departamentos de L´Aveyron, Tarn e departamentos limítrofes. O berço da raça situa-se na região produtora do leite destinado à fabricação do queijo Roquefort. Nós da Casa da Ovelha, produzimos Pecorinos, Labneh, Feta, Iogurtes e doces de leite.
Tudo com o mais puro leite de ovelha e aproveitando todo o seu valor nutricional.




 Lacaune é uma comuna francesa na região administrativa de Midi-Pirinéus, no departamento de Tarn. Estende-se por uma área de 91,36 km². Em 2010 a comuna tinha 2 603 habitantes (densidade: 28,5 hab./km²)




 
CORPO - Grande e comprido, com dorso reto e largo, especialmente ao nível da cruz, lombo e garupa. Costelas cilíndricas. Peito profundo, descendo até em baixo entre os membros anteriores. A cola é cilíndrica, suficientemente regular e comprida descendo até abaixo dos jarretes.

MEMBROS - De comprimento médio, proporcionais e com bons aprumos.

PELE - De cor branca, mas alguns traços de pigmentação podem ser tolerados.

- O velo tem pouca extensão, cobre a parte superior e metade das faces laterais do pescoço e corpo, a anca e parte dos membros posteriores, deixando a descoberto a cabeça, nuca, bordo inferior do pescoço, peito, parte inferior do tórax, ventre, axilas, virilhas e membros. De cor branca, as mechas são compactas e curtas, finura média, peso médio do velo segundo a categoria: 2,5 Kg para os carneiros e 1,5 Kg para as ovelhas.




 Lacaune na Casa da Ovelha
 
 Atualmente, os rebanhos da Casa da Ovelha e de quatro produtores da região somam juntos, 900 ovelhas Lacaune. Cada produtor divide a pequena área que possui e seu trabalho diário entre os parreirais e as ovelhas. O sistema de criação é o semi-confinamento em galpão de piso ripado, sendo que, em determinadas épocas do ano, os animais são soltos sob os parreirais. A alimentação dos animais é baseada em silagem de milho, ração, feno e pasto.
           Os produtores de leite recebem da Casa da Ovelha a genética e todo o programa de acasalamento, bem como a assistência técnica necessária. Para diminuir a estacionalidade na produção de leite, são realizados quatro períodos reprodutivos ao longo do ano. Assim, têm-se dois lotes de ovelhas em lactação, um no início e outro no final deste período.
          Na região de Bento Gonçalves, a ordenha das ovelhas é iniciada no primeiro dia após o parto e apenas as fêmeas continuam sendo amamentadas. Este período aumenta gradualmente, quando são desmamadas (com aproximadamente 12-15 kg), sendo que as ovelhas seguem sendo ordenhadas duas vezes ao dia por mais cinco meses. As cordeiras desmamadas vão para a fase de recria.


 

***Fotos: arquivo pessoal  e Wickpédia
**Texto: Pesquisa pessoal e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário